sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeito assassinado em Jandira é alvo de seis inquéritos no MP

Por conta dos processos, o Ministério Público designou uma equipe de promotores para acompanhar a investigação da morte

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 10/12/2010 15:52

Assassinado nesta sexta-feira na entrada de uma rádio,em Jandira (Grande São Paulo) o prefeito da cidade, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), é alvo de pelo menos seis inquéritos civis no Ministério Público de São Paulo por suspeita de improbidade administrativa e desvio de recursos no município, segundo fontes ligadas ao MP.
Nenhum dos inquéritos originaram processos na Justiça até agora, segundo a assessoria de imprensa do MP. O órgão informou que dois inquéritos já foram arquivados por falta de provas. O MP não quis informar o teor das investigações contra o prefeito assassinado, mas afirmou que pelo menos quatro processos contra Braz Paschoalin ainda estão sendo investigados por promotores do órgão.

Por conta desses processos e de suposta ligação deles com o crime, o MP de São Paulo designou nesta sexta-feira uma equipe de promotores Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para acompanhar as investigações do caso.
Assim como ocorreu em 2002, no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), a presença do MP pode garantir o efetivo aprofundamento das investigações da suposta ligação política do crime. Apenas o inquérito do Ministério Público apurou a hipótese de crime político na morte de Celso Daniel. No inquérito da polícia civil, os delegados apuraram que a morte do ex-prefeito do PT foi crime comum, praticado por um grupo de criminosos da favela Pantanal, na zona sul de São Paulo.
A versão de crime encomendado para encobrir um esquema de corrupção na prefeitura foi levada ao júri do primeiro acusado do crime contra Celso Daniel e levou Marcos Bispo dos Santos, suposto motorista do veículo que sequestrou Celso Daniel, a ser condenado a 18 anos de prisão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial