Bruno Faulin
‘A Invenção de Hugo Cabret‘, de Martin Scorsese, e ‘O Artista‘, de Michel Hazanavicius, foram os grandes vencedores do Oscar 2012, que teve apresentação do comediante Billy Cristal pela 9ª vez. Em sua 84ª edição, o Oscar bateu o recorde de prêmios para a França e ficou marcado ao premiar um longa feito em um idioma diferente do inglês na categoria de Melhor Filme pela primeira vez. O diretor Michel Hazanavicius, que havia sido indicado para o prêmio de Melhor Diretor pela primeira vez, pode se deleitar com o primeiro prêmio recebido por um filme mudo desde o Oscar de 1929.
‘Hugo’, de Martin Scorcese, levou pra casa cinco prêmios em categorias técnicas: fotografia, direção de arte, edição de som, mixagem e efeitos especiais.
Meryl Streep brilhou na noite de gala ao conquistar o troféu de Melhor Atriz por sua atuação em ‘A Dama de Ferro’ como a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher. Foi a 17ª indicação da atriz e o terceiro prêmio da Academia conquistado em sua carreira.
Já o prêmio de Melhor Ator, consagrou o ator francês Jean Dujardin, que não conteve a emoção e transpareceu em diversos momentos a alegria em mudar a história da premiação com sua vitória.
O canadense Christopher Plummer tornou-se o ator mais velho a vencer um Oscar, aos 82 anos, recebendo a estatueta na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em ‘Toda Forma de Amor’.
A atriz norte-americana Octavia Spencer foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante por ‘Histórias Cruzadas‘, como já era esperado. A atriz foi aplaudida de pé pela platéia e não se conteve em um discurso emocionante. Woody Allen faturou o Oscar de Melhor Roteiro Original por ‘Meia-noite em Paris’ e apesar de ser apontado como grande favorito, o diretor não compareceu à cerimônia, como de costume.
O prêmio de Mmelhor Filme Estrangeiro foi para o iraniamo ‘A Separação’, e o de Melhor Animação ficou com ‘Rango’.
Essa foi a primeira vez que dois filmes de língua estrangeira foram indicados à categoria: o francês ‘A Cat in Paris’ e o espanhol ‘Chico & Rita’. A animação ‘RIO’ foi ignorada pela Academia, tendo sido apenas indicada na categoria de Melhor Canção Original, com Real in Rio, de Carlinhos Brown e Sergio Mendes; mas a canção Man or Muppet, de ‘Os Muppets’, acabou sendo a vencedora na categoria.
A cerimônia de entrega dos prêmios Oscar aconteceu no antigo teatro Kodak (que não pôde ter seu nome mencionado durante a cerimônia de entrega dos prêmios), no Hollywood e Highland de Los Angeles e contou com apresentações do Cirque du Soleil e inúmeras homenagens à história do cinema.
Confira a lista completa com os ganhadores do Oscar 2012.
Melhor Filme: The Artist (O Artista)
Melhor Atriz: A Dama de Ferro, Meryl Streep
Melhor Ator: The Artist, Jean Dujardin
Melhor Atriz Coadjuvante: Histórias Cruzadas, Octavia Spencer
Ator Coadjuvante: Toda Forma de Amor, Christopher Plummer
Melhor Diretor: The Artist, Michel Hazanavicius
Melhor Edição: Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Melhor Documentário: Undefeated
Melhor Animação: Rango
Melhor Trilha Sonora: The Artist (O Artista)
Melhor Canção Original: Man or Muppet, Os Muppets (Bret McKenzie)
Melhor Roteiro Original: Meia Noite em Paris
Melhor Roteiro Adaptado: Os Descendentes, de George Clooney
Melhor Som: A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Edição de Som: A Invenção de Hugo Cabret
Melhores Efeitos Visuais: A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Curta-Metragem de Animação: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Melhor Filme Estrangeiro: A Separação
Melhor Maquiagem: A Dama de Ferro
Melhor Figurino: The Artist (O Artista)
Melhor Direção de Arte: A Invenção de Hugo Cabret
Melhor Fotografia: A Invenção de Hugo Cabret